top of page

FÃS DE HARRY POTTER


No quinto capítulo do livro Cultura da Convergência, Henry Jenkins apresenta a discussão da convergência e da cocriação para o âmbito educacional. O exemplo que o autor traz é das comunidades que constroem narrativas sobre o livro Harry Potter, e aborda o letramento midiático.

Ele utiliza como exemplo os fãs mirins de Harry Potter que cocriavam a história na internet e levaram outras crianças do mundo todo recontarem a vida do bruxinho num recorte novo, em que estavam inseridos no seu mundo.

Essas crianças organizadas por conta própria no mundo virtual eram mais que leitores, eram também autores, editores e trocavam experiências que com pouco prazer faziam na escola. Muitos discutiram regras de ortografia, expuseram sua crise criativa e suportaram o olhar crítico dos colegas nessa nova forma de interagir. Lembra o autor que a web nesse modelo está mostrando que os paradigmas educacionais estão obsoletos e que é preciso entrar na cultura da convergência para manter a atenção e dialogar com esse novo estudante.


 o cultura digital:
 
 próximos EVENToS: 

 

 

 

 Siga o cultura digital:
    • Facebook B&W
     POSTS recentes: 
     procurar por TAGS: 
    Nenhum tag.
    bottom of page