ALÉM DA GUERRA DOS POTTER
A partir da leitura do texto “Letramento midiático e a guerra dos Potter”, do livro “Cultura das Convergências” (2009), de Henry Jenkins, percebemos a relação entre a colaboração dos fãs e as mídias coorporativas.
Usando a saga Harry Potter como exemplo vemos o quanto esse produto cultural caminha para a cultura compartilhada. Cada vez mais os fãs estão desenvolvendo formas de interagir na história e com seus personagens. Os fãs tem um lado participativo e colaborativo como toda a disseminação de conteúdo.
Existem centenas de sites que abrigam as famosas fanfics (ficção de fãs) onde cada fã tem a liberdade de escrever sobre aquilo que acha interessante e que não foi abordada nos textos originais.
Tudo isso não agrada nem um pouco a Time Warner que é a dona da Warner Bros. Studios um dos maiores conglomerados midiáticos no mundo e detêm os direitos de todas as produções cinematográficas da saga Harry Potter.
A interação dos fãs é tão forte que o estúdio já chegou a alegar que isso tudo prejudica o ser intelectual da empresa por todos tomarem as histórias para se si e difundirem o que produzem nos mais variados meios e assim fazem com o que outros que não conheciam a saga se interessem e consumam seus produtos.
É necessário adentrar na cultura de convergência para saber lidar com esse diálogo.