top of page

A convergência da educação e religiosidade no âmbito midiático

No capítulo 5 "Por que Heather pode escrever - letramento midiático e as guerras de Harry Potter", do livro Cultura da Convergência, Henry Jenkins retrata como a cultura da convergência vincula-se aos mais diversos meios, opiniões e expectativas, em diferentes segmentos sociais principalmente com relação ao fã e a obra.

O letramento e participação ativa dos indivíduos nesse ambiente midiático tornou os espaços recreativos virtuais, pauta de análises entre especialistas e educadores da área avaliando assim, a importância da convergência na informação e formação infantil, pelo qual trouxe resultados satisfatórios ao aprendizado e incentivo à leitura, juntamente ao exercício da criatividade e construção do indivíduo na sociedade.

No universo transmidiático, em qual essa nova ferramenta de participação ativa consegue reconstruir o mundo fantástico de Harry Potter, ao mesmo tempo, gera polêmicas em torno de um duelo entre fãs e estúdio. A Warner Bros interpreta de forma errônea a relação entre fã e obra e resolve recorrer a lei dos direitos autorais, com o objetivo de suspender os sites que exibiam informações sobre a saga do Harry Potter.

A religião foi outro fato muito discutido nesse capítulo, pois a obra de Harry Potter acaba por englobar feitiços e misticismos considerada como feitos diabólicos, que divide opiniões entre conservadores e cristãos. Com a questão da religiosidade é possível perceber fragmentos desse modelo, como quando a mãe de Harry Potter sacrifica-se da sua vida em prol do seu filho, tal como Jesus na cruz por toda uma humanidade. Além disso, é salientado valores essenciais na educação infanto-juvenil como amor, amizade, família, luta pelos seus ideais, integridade e união.

Está questão também pode ser vista em uma das cenas do filme “Harry Potter e a Ordem da Fênix” em que Lord Voldemort consegue penetrar na mente de Harry e somente o que o salva é a sua coragem, bondade e o amor daqueles que o cercam.

No entanto a relação entre a educação e religiosidade é de extrema importância nas ferramentas midiáticas, pois esta consegue reconstruir o mundo fantástico de Harry Potter e ao mesmo tempo favorecer a inclusão social como no caso do Daily Prophet, criado pela jovem Heather Lawver, na qual exibiu um meio de comunicação e de deliberação pública acessível , utilizando assim, a criatividade alternativa de todos aqueles que se sentiam representados de alguma forma pelo mundo ficticio de Harry Potter. Contudo a única lei a ser seguida e respeitada é: a imaginação é o limite, então á única coisa a se fazer é render-se a fantasia.

Por DAILY PROPHET, jornal da saga Harry Potter.


 o cultura digital:
 
 próximos EVENToS: 

 

 

 

 Siga o cultura digital:
    • Facebook B&W
     POSTS recentes: 
     procurar por TAGS: 
    Nenhum tag.
    bottom of page