Novas criações produzidas pelos fãs
No capítulo ‘’Criatividade Alternativa Encontra a Industria Midiática’’ (Henry, Jenkins. Cultura Da Convergência. Ed: Aleph 2008, pag....), o autor do texto, fala sobrenovas produções criadas e administradas pelos fãs, que lhes permitem interagir, participando da criação de novas versões dos produtos culturais.
Essas novas formas de criação são conhecidas por fanfiction. Essa nova plataforma baseia-se na interatividade e participação do consumidor.
Jenkins utilizou como exemplo o filme Guerra nas Estrelas, que sere de inspiração aos seus fãs na criação novos produtos inspirado nele.
Ele aponta a web como um espaço de fundamental importância. É um ambiente midiático que disponibiliza canais e proporcionam a propagação, distribuição, visibilidade dessas produções amadoras. a web, tambem, proporciona aos fãs caminhos para a indústria comercial.
Jenkins, fala sobre as corporações dos direitos autorais, ou seja, das empresas que detém o direito sobre a obra ou produto. No começo essas empresas resistiam em aprovar as criações feitas através do fanfiction. Mas elas perceberam que competir com os fãs não seria uma tarefa fácil, por isso acabam aprovando, com um certo controle. As produções amadoras acabam sendo uma forma de propaganda gratuita que o fãs fazem para seus ídolos e os múltiplos produtos culturais.
Essas campanhas acabam saindo melhor do as que são feitas por empresas publicitárias.
A relação entre cultura tradicional, cultura de massa e cultura da convergência, é ressaltada pelo autor, que resulta na revolução criativa.