A união faz a força
No primeiro capítulo do livro Cultura da Convergência, o autor Henry Jenkins aborda uma maneira diferente das pessoas interagirem no mundo virtual em prol de um bem comum à todos do grupo, nomeada inteligência coletiva. Para esclarecer mais o assunto, ele utilizou o spoiling como inteligência coletiva para entender melhor como funciona e o impacto que causa na audiência.
O reality show Survivor teve o seu primeiro capítulo lançado em maio de 2000, nos Estados Unidos. É uma serie de competição, onde os participantes ficam dentro de uma floresta e passam por desafios diários, sendo assim delegado o “sobrevivente”.
Os fãs se uniram e contribuíram da maneira que puderam para poder descobrir o que aconteceria no próximos capítulos e temporadas,o que caracteriza a inteligência coletiva. Há quem diga que os spoilers trazem felicidades e há quem diga que eles estragam as coisas.
Para Jenkins o mais importante não era o que causavam, mas sim o modo e a causa que uniam os fãs, ou spoilers, para construir a intelegência coletiva.