A Nova Relação entre Política e Cultura Popular
No livro da Convergência da Cultura, no capítulo “PHOTOSHOP PELA DEMOCRACIA”, o autor Henry Jenkins reflete sobre a nova era da política com o acesso aos meios digitais. E discute como as edições com o photoshop irão trazer novas configurações no processo. Como exemplo para isso, o autor traz as eleições de 2004 nos Estados Unidos, onde irão dar início a este processo. Também o texto irá comentar a importância que a nova mídia trouxe para as campanhas eleitorais, contribuindo para o diálogo aberto entre os cidadãos.
Antes das eleições de 2004, pouco se ouviu falar nos Estados Unidos sobre o uso de ferramentas como o photoshop, e do meio midiático para a divulgação de campanhas. Neste mesmo ano de eleições, alguns candidatos irão apostar no uso destas novas ferramentas, e irão conseguir com isso fortalecer sua imagem.
A web será fundamental para a difusão e integração do público nas campanhas, e o photoshop irá surgir como ferramenta para a edição dos vídeos políticos. Trazendo para eles uma nova configuração, podendo assim serem encaixados em programas de humor. Estas edições serão fundamentais para os vídeos políticos estarem sendo transmitidos num programa humorístico, que darão ao vídeo um "quebra de seriedade", podendo assim não apenas difundir o sentido de comédia nos vídeos, mas integrar o público para a questão social e política.
Os grupos (fãs) que são a favor de um presidente ou de qualquer outra coisa, conseguem compartilhar suas ideias e interesses abertamente quando estão na web. Nas campanhas de 2004, os candidatos que são à favor de um presidente irão fazer o mesmo. Fato que não ocorreria em uma rádio, por exemplo. Pois o público dificilmente poderá expor o seu pensamento de forma livre. Já na web, será definido os grupos de interesse, ficando mais claro seus interesses.