A inteligência coletiva: Produtores x Consumidores
"(…) A era da convergência das mídias permite modos de audiência comunitários, em vez de individualistas".( JENKINS, 2009, Cap 1, p. 55).
No primeiro capítulo do livro “Cultura da Convergência”, o autor Henry Jenkins aborda "como a comunidade reage a uma mudança em sua maneira normal de processar e avaliar o conhecimento", analisando a formação da inteligência coletiva, e como essas comunidades virtuais utilizam-se dessa inteligência para desvendar e compartilhar certas informações.
Um exemplo que o autor dá como inteligência coletiva é o spoiling, fãs que criam comunidades virtuais, nas quais descobrem os "mistérios" envolvidos em uma determinada série ou programa de TV, no qual analisam minunciosamente detalhes ou pistas, investigam e depois discutem entre eles, para assim chegar a uma conclusão, que muitas vezes são verídicas, podendo então compartilhar a solução desses "mistérios" e como solucionaram esses "mistérios" com o mundo.
O programa que ele utiliza como exemplo é o reality show americano Survivor (2000). Daí podemos perceber como essa comunidade de spoilers possibilitou uma interação maior do público com o programa, além da possibilidade de terem uma visão crítica, tornando-se espectadores mais “pensantes”.
Mas chegaria um momento em que os espectadores iriam cansar e parariam de assistir o programa, afinal graças aos spoilers eles já teriam uma ideia do que possivelmente aconteceria na temporada. Percebemos essa preocupação em um relato de Jeff Probs, o editor do programa: " A internet e o acesso à informação tornaram muito difícil realizar programas como Survivor. E não me surpreenderia se, no final das contas, isso levasse ao cancelamento do programa".
Percebemos que essas comunidades de inteligência coletiva nem sempre agradam. Jenkins observa que : " O que precisamos ter em mente aqui, e até o fim deste livro, é que os interesses de produtores e consumidores não são os mesmos. Às vezes eles se sobrepõem. Às vezes entram em conflito. As comunidades que num nível são os melhores aliados dos produtores, em outro nível são seus piores inimigos".