Além de consumir, produzir: inteligência coletiva.
O texto "Desvendando os segredos de Survivor", faz uma analise no que concerne a inteligência coletiva através de programas de reality, Henry Jenkins, fala-se do Survivor. Primeiramente, a inteligência coletiva, segundo o texto, refere-se a essa capacidade das comunidades virtuais de alavancar a expertise combinada de seus membros. Assim, nenhum de nós é capaz de saber tudo, cada um de nós sabe alguma coisa e podemos juntar essas peças se associarmos nossos recursos e unirmos nossas habilidades haverá alterações no modo como a cultura de massa opera ,tornando o processo coletivo e compartilhado. Nesse sentindo, o que consolida uma inteligência coletiva não é a posse do conhecimento que é relativamente estática, mas o processo social de aquisição do conhecimento que é dinâmico, participativo e continuamente reafirma os laços do grupo social.
Henry Jenkins, argumenta, que essas comunidades de conhecimentos são de grande relevância na tarefa de restaurar a cidadania democrática. Fala ele, que o compartilhamento de conhecimento em redor do mundo é umas das melhores maneira de derrubar as divisões e desconfianças que atualmente dão formas as relações internacionais.
Dessa forma, percebe-se a participação e integração dos fãs no processo de desenvolvimento dos programas, sendo essas comunidades fundamentais no processo de convergência alternativa e como as empresas de entretenimento estão reavaliando o valor econômico da participação dos fãs.
Para tanto, essas implicações ainda encontra-se pendentes em outros modos de produção midiáticos já que nem todo mundo tem acesso a ferramentas que possam afirmar suas opiniões a esses programas ,ainda.