Mundo Matrix
- Geovani Allan (Paco)
- 6 de mar. de 2015
- 1 min de leitura

http://papeldeparede.fotosdahora.com.br/papeisdeparede/1877/matrix_desenho/
GEOVANI (PACO)
JENKINS, Henry. Cultura das convergências. Editora Aleph. 2008. Cap.3 (Em busca do Unicórnio de Origami).
Henry Jenkins denominou como narrativa transmídia as produções na indústria de entretenimento dos anos 90, que antes eram denominadas crossmedia e sinergia de mídias. Dentro deste conceito está o filme Matrix, posto no trabalho do autor como objeto de análise e abordagem, devido as convergências da sua narrativa, que pode entreter a era da inteligência coletiva.
Há uma incógnita presente no conceito de Matrix, que despertou a curiosidade nos fãs da trilogia que, consequentemente, tornou-o o filme mais pedido e recomendado na época do seu lançamento.
O que se pode compreender é que Matrix é uma franquia que tem capacidade de potencializar suas principais características. A partir do entendimento que se faz de franquia é que se pode fortalecer a compreensão da narrativa, criando de certo modo, uma espécie de fidelização que estimula o seu consumo.
Ou seja, aquilo que não se renova, desvia o interesse do consumidor levando ao fracasso. Graças a diversidade das mídias é possível criar distintos grupos consumidores, a exemplo da televisão e do cinema que possuem públicos mais democráticos.